quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Colegial


Sabe, é engraçado. Desde o ano em que fui reprovado na escola, tentei, embora com fracasso, me tornar um sujeito mais responsável. Inicialmente, e até a um ano atrás eu odiava arduamente minha escola, meus colegas, e tudo relacionado a educação, mas interessantemente, agora que faltam apenas três meses de aula, creio que sentirei muita falta de tudo, da rotina desgastante, das risadas da turma [que mais parecem as de uma plateia de algum Talk-show escandaloso], de sair de sala por esquecer material, de matar aula, de ser suspenso e dos cabarés e brincadeiras que a turma faz. A verdade é que minha sala parece um circo, ou zoológico, e no fundo, creio que adoro todos aqueles seres, mesmo com tantas diferenças, nos últimos 5 ou 6 anos eles foram as pessoas que mais vi, que mais ri, e que mais fiquei chateado também. O ser um humano é um bicho engraçado, reclama de tudo, nada é bom o suficiente, e no fim, simplesmente vê que tudo foi apenas maravilhoso e excepcional.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A brasileira da Espanha

Guigui com Amigas no "Parc Del Laberint d'Horta, no norte de Barcelona, perto da serra de Collserola


[01] Me fale sobre você =P
Sou Guiomar Baraúna Pereira (Guigui), tenho 19 anos, vim para Espanha porque minha mãe veio trabalhar aqui à 8 anos atrás, eu vim aos 14 anos, à 5 anos atrás, volto em Dezembro para o Brasil a passeio e pra ver como estão as coisas de trabalhos aí, se tiverem boas eu fico e se não, eu volto a trabalhar na Espanha.

[02] - O Que você mais gosta na Espanha?
As Ruas são limpas, não se vê sujeiras em nenhuma parte!

[03] - O que você sente mais falta no Brasil? 
TUDO, Familia, Amigos etc...

[04] - O que você menos gosta na Espanha ? 
Consumo de drogas, é o que mas tem aqui!

[05] - O que você vai sentir mais falta da Espanha quando voltar ao Brasil ? 
Amigos

[06] - Qual a lição mais importante que você aprendeu na Espanha ? 
Não acreditar em ninguem, nem na própria sombra, porque os próprios brasileiros não querem ver o bem de ninguém!

[07] - Como a crise está afetando a Espanha? 
Falta de trabalhos, os espanhóis falam que agente "imigrantes" roubamos os trabalhos deles, mas na verdade eles que não gostão de trabalhar rsrs,

[08] - O que você espera que aconteça na sua vida quando você voltar ao Brasil? 
Terminar meus estudos, Trabalhar e fazer algum curso de "Peluqueria"

[09] - Você conhece muitos brasileiros que vivem aí? 
Bastantes, é o que mas tem aonde eu moro! [La Jonquera , fronteira com a França]

[10] - O que eles tem achado dessa crise? Como eles estão lidando? 
Alguns continuam bem, alguns muito mal.. conheço gente que passou até fome porque não tinha trabalho.

[11] - O que você gosta na Tv espanhola? Quais os canais e programas? 
O que eu mas gosto são as séries como "Física o Química" "El Internado" "Los Protegidos" todas no mesmo canal, "Antena 3".

[12] - E Música? O que há de bom? 
As musicas espanholas eu não gosto, porque não tem movimento para dançar, mas o que mas se esculta aqui são musicas latinas =) "Reggaeton", "Bachata", "Salsa", "Merengue"

Quem quiser falar com a Guigui, fazer amizade, etcs, o MSN dela aqui: malandrinhalatina@hotmail.com

domingo, 28 de agosto de 2011

O Meu Amigo do Peru


Eu tenho um amigo peruano, ele se chama Luisinho! Ele vive em Trujillo, perto do Pacifico fala espanhol, inglês e francês e sonha vir viver em Recife – PE. Ele tem se esforçado para aprender o português e criou um Blog contando passo a passo sobre sua luta para vir viver no Brasil, e se tornou uma grande inspiração pra mim. Além de acabar sendo um grande amigo, ele tem um bom papo, e me mostrou algumas bandas de música peruana [Que me lembram muito música nordestina dos anos 70], espero que tudo dê certo pra ele aqui, que ele consiga um emprego como professor de espanhol e que ele consiga encontrar a felicidade no Brasil.

Sim, eu sei, estou cansado de saber, que a internet é um ambiente hostil para se conhecer pessoas, mas sabe, na internet já conheci tanta gente interessante, com histórias de vida tão distintas e com coisas tão complexas, que acabei aceitando o risco.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Distância



Nos últimos meses tenho conhecido alguém que mexe comigo, me deixa sem ação, sem reação. Eu gosto, gosto muito, mas fico só na vontade, a distância é foda. Agente se conheceu do jeito mais tarado possível, havia algo com arrogância, e desconfiança, com o tempo, apenas fui conhecendo e gostando mais, e mais, e agora já nem sei... Dizem que é amor. Com uns 20 estados brasileiros nos separando, isso vai funcionar?